Como funciona a Energia Solar Fotovoltaica?

Uma das regras básicas da física é que não se cria energia do nada, ela sempre é transformada. Assim os geradores fotovoltaicos trabalham: recebem energia da luz solar e transformam em energia elétrica.

Essa conversão é realizada nos painéis solares: a luz do sol atinge as placas do sistema gerador, que induzem uma corrente elétrica a ser conduzida por cabos a um equipamento chamado inversor.

O inversor solar adequa a eletricidade proveniente dos painéis fotovoltaicos para a utilização na rede elétrica e disponibiliza a energia para a casa ou empresa. Desta forma, é possível reduzir a energia que você compra da distribuidora.

Em períodos de muito sol e/ou baixo consumo, a energia elétrica excedente gerada pelo sistema fotovoltaico é enviada para a rede elétrica da concessionária e consumida pelos vizinhos. A diferença entre geração e consumo é convertida em créditos – nos meses com maior consumo do que geração, são gastos os créditos acumulados em meses anteriores.

Também é possível armazenar o excesso de energia gerada em baterias para então ser utilizada quando o consumo for maior que a geração, principalmente na ausência de luz solar.

Os créditos de energia são regulamentados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) possuindo regras específicas que variam de acordo com a sua localização e sua classe de consumo (residencial, comercial ou industrial) e podem ser utilizados em até 5 anos.