Serviços de engenharia para integradores

banner2

COMISSIONAMENTO DE USINAS FOTOVOLTAICAS

Sistemas fotovoltaicos (SFVs) são construídos para operar por pelo menos 25 anos. Uma ferramenta importante para assegurar essa longevidade é o comissionamento. Comissionamento é um processo padronizado e imparcial, que visa garantir a operação segura e eficiente de um determinado sistema. Deve validar o projeto, a execução e os equipamentos empregados de acordo com as normas, leis, boas práticas de engenharia e requisitos específicos do proprietário. Trazendo essa definição para o nosso universo fotovoltaico, podemos resumir o comissionamento como sendo o processo de verificação e validação do SFV, visando identificar problemas que podem comprometer a segurança e a geração de energia (kWh) nos níveis esperados.


PROJETOS DE USINAS FOTOVOLTAICAS

O projeto de um sistema fotovoltaico começa pela definição da quantidade de energia a ser produzida, passa pelo cálculo da produção desejada e chega até a instalação. Em paralelo à adequação técnica, temos a parte de documentação, que abrange a homologação junto à concessionária de energia.


PROJETOS DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA)

Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, elas proporcionam um caminho para terra oferecendo a menor resistência elétrica possível, para desta forma, oferecer um caminho para corrente criada pela descarga atmosférica fluir em direção a terra, sem danificar equipamentos ou estruturas, além de proteger as pessoas dentro da instalação.

Basicamente o objetivo do SPDA é dissipar para terra essa perigosa corrente elétrica, direcionando a corrente por um caminho mais seguro possível, desta maneira minimizando ou anulando seus impactos.